Figura 1 - Gravura feita com a
Marbling em gravura em metal
Amigos,conforme prometido, quero apresentar para vocês uma técnica em gravura em metal com água forte e utilizo como ferramenta, a técnica de marmoreado em papel ou “marbling”. Marmoreado ou “marbling” é uma antiga técnica de pintura onde a estampa é o resultado de tintas derramadas sobre a água, trabalhadas com pequenos palitos e depois cuidadosamente transferidos para uma superfície absorvente, como papel ou tecido, gerando uma monotipia. Faremos o mesmo processo, executando-o sobre na água e transferido para uma placa de metal ou cobre conforme apresentado abaixo.
Esse processo permite o desenvolvimento de imagens que mais parecem relevos. Ela se adequa muito bem a representação de solos, relevos, vegetação etc.
Materiais
- . Placa de cobre
- . Material para desengordurar e desoxidar placa de cobre
- . Fita adesiva para embalagem para impermeabilizar o verso da matriz
- . Bandeja com água
- . Verniz negro ou tinta a óleo líquida
- . Papel para impressão
- . Percloreto de ferro
- . Prensa
- . Material para imprimir calcogravura
Processo
1.
Preparar placa de cobre - chanfrar, lixar, impermeabilizar o verso,
desengordurar e desoxidar conforme o procedimento usual
2. Encher uma bandeja, de preferência de plástico,
com água.
3. Jogar
a tinta ou verniz negro na água , e com o cabo de um pincel abro alguns espaços
para fazer uma estampa ou imagem. Quanto mais espaçado, mais interessante fica
a imagem.
|
4. Colocar a placa na água virada para baixo pois o
verniz oleoso irá se aderir a placa, formando um desenho que mais parece um
relevo.
5. Retirar a placa da água.
6. Colocar a placa em uma mesa aquecida, esperar secar.As áreas escuras serão preservadas e as claras serão corroídas pelo ácido, formando uma estampa bem interessante. Existem também, as áreas amareladas que sofrerão uma discreta corrosão. Em seguida, colocar no percloreto de ferro e deixar por 12 minutos.
7. Retirar
a placa de cobre do percloreto de ferro.
Veja como o ácido fez uma corrosão irregular na matriz. Isto se deve ao
fato do verniz possuir diversas espessuras e permitir desde uma corrosão
discreta até uma corrosão mais agressiva.
8. Limpar o verniz negro, desengordurar e desoxidar.
9. Entintar a Matriz
10. Limpar conforme as técnicas da calcogravura
11. Colocar a matriz na prensa
12. Colocar o papel úmido sobre a matriz
13. Passar a prensa sobre o papel e a matriz
13. Apresentar a gravura
Desenvolvido e
executado na Casa Tamarindo – Espaço de
Arte e Cultura
Concepção e Edição: Rosane Viégas
Fotografia e Direção de Arte: Wagner
Monteiro
|
No comments:
Post a Comment