Técnica de Gravura em metal com água forte e “marbling”

Figura 1 - Gravura feita com a Marbling em gravura em metal

Amigos,conforme prometido, quero apresentar para vocês uma técnica em gravura em metal com água forte e utilizo como ferramenta, a técnica de marmoreado em papel ou “marbling”. Marmoreado ou “marbling” é uma antiga técnica de pintura onde a estampa é o resultado de tintas derramadas sobre a  água, trabalhadas com pequenos palitos e depois cuidadosamente transferidos para uma superfície absorvente, como papel ou tecido, gerando uma monotipia.  Faremos o mesmo processo, executando-o sobre na água e transferido para uma placa de metal ou cobre conforme apresentado abaixo.

Esse processo permite o desenvolvimento de imagens que mais parecem relevos. Ela se adequa muito bem a representação de solos, relevos, vegetação etc.

Materiais


  • .       Placa de cobre
  • .       Material para desengordurar e desoxidar placa de cobre
  • .       Fita adesiva para embalagem para impermeabilizar o verso da matriz
  • .       Bandeja com água
  • .       Verniz negro ou tinta a óleo líquida
  • .       Papel para impressão
  • .       Percloreto de ferro
  • .       Prensa
  • .       Material para imprimir  calcogravura

Processo

1.       Preparar placa de cobre -  chanfrar, lixar, impermeabilizar o verso, desengordurar e desoxidar conforme o procedimento usual

2.     Encher uma bandeja, de preferência de plástico, com água.
3.  Jogar a tinta ou verniz negro na água , e com o cabo de um pincel abro alguns espaços para fazer uma estampa ou imagem. Quanto mais espaçado, mais interessante fica a imagem.
4.       Colocar a placa na água virada para baixo pois o verniz oleoso irá se aderir a placa, formando um desenho que mais parece um relevo.

5.  Retirar a placa da água.

6.  Colocar a placa em uma mesa aquecida, esperar secar.As áreas escuras serão preservadas e as claras serão corroídas pelo ácido, formando uma estampa bem interessante. Existem também, as áreas amareladas que sofrerão uma discreta corrosão. Em seguida, colocar no percloreto de ferro e deixar por 12 minutos.


7.  Retirar a placa de cobre do percloreto de ferro.  Veja como o ácido fez uma corrosão irregular na matriz. Isto se deve ao fato do verniz possuir diversas espessuras e permitir desde uma corrosão discreta até uma corrosão mais agressiva.

8. Limpar o verniz negro, desengordurar e desoxidar.

9.   Entintar a Matriz 
10. Limpar conforme as técnicas da calcogravura
11. Colocar a matriz na prensa
12. Colocar o papel úmido sobre a matriz 
13. Passar a prensa sobre o papel e a matriz 


13.  Apresentar a gravura


Desenvolvido  e executado na Casa Tamarindo – Espaço de Arte e Cultura
Concepção e Edição: Rosane Viégas
Fotografia e Direção de Arte: Wagner Monteiro



No comments:

Post a Comment